terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cdj…para que serve hoje em dia?

cdjEm muitos casos eu vejo djs se vangloriando que tocam em cdjs e que os djs que usam controladoras não são djs, eu acho isso muito engraçado porque eu sou dj da época do vinil, e ainda do vinil pobre, ou seja, eu usava toca discos que só tinha pitch de +3% e –3% em muitos casos o meu dedo era o pitch para acertar a batida.

Hoje em dia eu trabalho com som para festas e obviamente uso uma controladora, pois carregar a iluminação para um evento já é trabalhoso, imagine se eu tivesse que carregar os cds? utilizado uma controladora as musicas todas estão dentro de um notebook e pronto, se alguém pedir uma musica, basta digitar na busca e você logo encontra e isso seria um processo muito mais trabalhoso se o dj trabalhasse somente com cd!, mas vamos ao ponto chave desse post, existem djs que se vangloriam de utilizar toca discos ao invés de cdjs….eles defendem com unhas e dentes os toca discos, no entanto eles não dizem que na verdade aquilo não passa de outro tipo de controladora, pois se você prestar atenção ele vai tocando as musicas e não troca os discos…ou seja, as musicas estão em um notebook e estão utilizando um programa como virtual dj ou outro qualquer…

O CDJ….Eu acho lindo uma mesa com um cdj, mas meu…esses caras que defendem com unhas e dentes os cdjs, poucos deles utilizam cd, isso mesmo, preste atenção, você vê um dj com um cdj top de linha da pioneer e tal….mas não vê o cara trocando os cds, isso porque ele esta utilizando um notebook acoplado…oras bolas, esta utilizando uma controladora pura e simplesmente! se esses caras fazem isso, porque falam tanto mal quem utiliza uma controladora convencional? será que é raiva porque ele pagou bem mais caro em um cdj top de linha e o outro pagou bem menos em uma controladora que faz quase as mesmas funções?

Resumindo, na minha opinião o CDJ esta sendo super valorizado hoje em dia e por esse motivo os preços desses aparelhos estão lá em cima, sendo que as controladoras fazem a mesma coisa, eu me recuso a pagar mais de mil e em alguns casos até mais de 3 mil reais em um cdj sendo que tem uma mesa controladora que se gastar mil reais já faz absolutamente tudo que o djs faz, alias, faz mais, porque se você pagar 3 mil reais em um cdj top de linha, ele não vai fazer absolutamente nada sem outro cdj e o mixer…já com uma controladora de mil reais e um notebook você pode fazer tudo!

Eu não estou criticando o cdj, eu acho valido o cdj para casas noturnas que tem vários djs convidados onde cada um traz uma pastinha com os seus cds e tudo mais, mas acho completamente desnecessário para djs que trabalham com som para festas como casamentos, aniversários ou eventos em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário